20/08/2022 – UMA REALIDADE QUE AMPLIA O PROFISSIONALISMO NA APICULTURA
Muitos apicultores ainda acham estranho fornecer uma alimentação para as abelhas e ainda temos aqueles que desconhecem tal importância.
Como é de conhecimento, todos os animais precisam de nutrientes para terem um bom desenvolvimento. Com as abelhas não é diferente.
Vejamos aqui os grupos de nutrientes:
- Proteínas – formadas por aminoácidos;
- Gorduras;
- Carboidratos – açúcares e fibras;
- Minerais;
- Água;
Os nutrientes descritos acima são obtidos pelas abelhas, basicamente de duas fontes: Nectar/melato e do Pólen
O Néctar ou melato, tem a função de fornecer energia para as abelhas – através do açúcar e demais nutrientes;
O PÓLEN é a matéria prima para o “Pão de Abelha”. Este fornece TODOS os nutrientes para o desenvolvimento das colônias, o que o torna TÃO IMPORTANTE.
A qualidade e a quantidade de Pólen disponível na natureza podem variar com a região e a sua disponibilidade é um fator muito importante para das colônias. Estar atento a esse fator terá impacto direto na produção de mel. Muitos apicultores utilizam de xarope de açúcar para estimular as abelhas a buscarem Pólen, porém se não houver disponibilidade na natureza, essa prática não surtirá os efeitos esperados.
E nesse cenário podemos utilizar uma alimentação suplementar. O que dará maior segurança de resultados. Mas não pode ser qualquer ração, é necessário que esse alimento seja balanceado com níveis adequados de proteína – cujo qual terá a função ajudar na elevação da população de abelhas, aumentar a sua resistência a doenças e pragas, além de ampliar a longevidade.
Com o intuito de facilitar o acesso a esse suplemento, a EquipaMel está em fase de desenvolvimento de parceria com fornecedores renomados.
Em breve termos mais novidades.