Como Capturar Enxames com Caixa-Isca

Entre as diversas maneiras de se povoar colmeias e formar apiários produtores de mel, está a captura de enxames com caixas-isca, um método passivo em que apicultores atraem enxames e os alojam no interior de caixas previamente preparadas

As capturas de abelhas apis mellifera, geralmente, são feitas com caixas iscas com atrativo de abelhas apis mellifera. Portanto são utilizadas caixas iscas de madeira/papelão com quadros, para facilitar a transferência para a caixa racional.

Existe duas maneiras de capturar enxames: atraindo enxames com caixas iscas ou capturando enxames migratórios.

Enxames em voo são aqueles que se deslocam de sua colônia original em direçãoa um local pré-escolhido, onde irão se estabelecer numa nova moradia. Dependendo da motivação, esse deslocamento pode ser: migratórioou de enxameação

Migratório: Quando, desesperadamente, motivado por algum acidente no local onde estava instalada a colônia. Os enxames ficam parados em árvores em forma de cacho, aguardando um novo deslocamento.Assim basta colocar o enxame migratório dentro da caixa que as abelhas irão aceitá-la como nova moradia. É muito importante colocar a rainha dentro da caixa, assim as campeiras irão entrar aos poucos na caixa.Borrifar água quando as abelhas estão em forma de cacho ajuda a agrupar mais ainda as abelhas e facilita o manejo para colocá-las dentro da caixa.

Enxameação:É quando o enxame produz uma nova rainha e se divide, buscando um novo abrigo para que a antiga rainha – e aproximadamente metade da população de abelhas operárias – estabeleçam nova residência.

DO QUE É COMPOSTO UMA CAIXA ISCA?

A caixa isca deve ter no máximo a metade do tamanho da caixa racional. Assim facilita a transferência e o transporte depois da captura. E deve comportar alguns quadros com cera alveolada para facilitar a criação dos favos quando o enxame chegar nesta isca.

Depois de colocado os quadros com cera alveolada, deve-se espalhar um pouco de atrativo por dentro da caixa. Assim o cheiro do atrativo vai atrair as abelhas apismelliferas para nidificarem nesta caixa.

Quanto às cores das caixas-isca, estas devem ser claras, para assegurar maior atratividade aos enxames e maior visibilidade das caixas no campo.

COMO INSTALAR AS CAIXAS ISCAS?

Alguns apicultores tem a preferência em instalar em árvores, pois acreditam que são os locais preferidos das abelhas Apis Mellifera. Já outros apicultores preferem fazer a instalação das mesmas sobre cavaletes/pedestais, que ficam em torno de um metro do chão. Uma dica importante é colocar uma proteção contra o ataque de formigas.

Caixas-isca, bem-posicionadas, devem permanecer em local arejado, seco, elevado e protegido da insolação excessiva. Por sua vez, sombreamento permanenteé mais prejudicial ao enxame do que uma excessiva exposição ao sol.

De uma região ou localidade para outra, existem rotas de voo, por onde, ano após ano, costumam cruzar enxames que buscam alojar-se nas propriedades rurais. Esses locais são ideais para se dispor as caixas-isca, as quais devem ser colocadas preferencialmente em pontos elevados do terreno e próximos às rotas (caminhos aéreos) por onde as abelhas em enxameação costumam passar.

O apicultor deve aguardar 1 semana para fazer a transferência de local da caixa isca para o apiário. E deve ser respeitado a regra de deslocamento para evitar a perda de campeiras. Ou seja, no máximo 2 metros de distância ou somente acima de 2 quilômetros de distância.

QUAL A MELHOR ÉPOCA DE DISPOSIÇÃO DAS CAIXAS-ISCA NO CAMPO?

Em qualquer região, a melhor época de captura de enxames é na estação das flores, especialmente na fase inicial, o que corresponde ao período de enxameações na natureza, ou seja, o período de divisão natural dos enxames

No Sul do Brasil, esse período corresponde predominantemente à primavera (estação das flores) e, no Norte, corresponde ao inverno (estação das chuvas).

O momento propício para preparar e espalhar caixas-iscas nas propriedades rurais é no início das floradas, especialmente no primeiro terço do período da safra apícola.

Fonte: Criar abelhas, Embrapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *