A colmeia Langstroth ou colmeia americana é uma colmeia de abelhas que foi patenteada em outubro de 1852. É a colmeia padronizada usada em muitas partes do mundo para a apicultura.
As Partes
A colmeia Langstroth é composta de cima para baixo de:
- Cobertura externa (telescópica) ou cobertura migratória
- Tampa interna
- uma ou mais melgueiras feitas de madeira, poliestireno ou outro plástico.
- (Opcional) grade excluidora de rainha, entre a caixa de cria e melgueira
- Oito a dez caixilhos, feitos de madeira ou plástico para o ninho e a melgueira
- (Opcional) base dos favos feita de cera alveolada fixa por arames ou em plástico
- Piso de fundo, com redutor de alvado opcional
Cobertura externa
Esta é uma tampa de madeira ou de poliestireno, que se encaixa no topo da colmeia. Em latitudes mais elevadas (mais ao norte no hemisfério norte; mais ao sul no hemisfério sul), uma cobertura que se encaixa por cima da tampa interior transpassando-a para baixo por pelo menos 25,5mm (1″ polegada) chamada de cobertura telescópica nos EUA é normalmente usada, e frequente esta tampa é revestida de um material impermeável como uma folha de aço zincada. Muitos apicultores comerciais usam o que é conhecido como uma tampa migratória, uma tampa sólida, que não se estende para além dos lados de um corpo colmeia.
Cobertura interna
A tampa interna proporciona uma barreira entre a tampa externa e as abelhas. Em climas mais temperados, uma folha de plástico pode ser usada como uma cobertura interior. A folha de plástico não deve ser utilizada durante o inverno, como a condensação fica presa faria com que a colmeia ficasse molhada, e as abelhas poderiam ser perdidas devido ao congelamento quando as temperaturas caem durante a noite. Em áreas com um verão quente, uma cobertura interna sólida com um furo de comunicação oferece um espaço de ar morto por isolamento contra o calor e o frio. Isso evita que as abelhas colem a tampa superior com as barras superiores dos caixilhos logo abaixo dela. Quando uma tampa interna é usada, a tampa superior é mais facilmente removida da colmeia. Entalhes na moldura da cobertura interna e cobertura externa podem servir como uma entrada superior para as abelhas. Um buraco de comunicação no meio permite que as abelhas alcançarem a alimentação de emergência colocada acima pelo apicultor caso isto seja necessário. Açúcar granulado pode ser derramado sobre a tampa interna perto do buraco, e as abelhas serão capazes de acessá-lo mesmo durante os dias mais frios.
Ninho e melgueira
O ninho e as melgueiras da colmeia são caixas de quatro lados com dimensões interiores padronizadas. Em geral, há quatro tamanhos diferentes. As dimensões exteriores da caixa variam dependendo do tipo de material utilizado. As caixas de poliestireno (comercialmente conhecido por Isopor) têm dimensões externas muito maiores do que as caixas feitas de madeira. A caixa de corpo mais profundo na colmeia é o ninho que são fornecidos para servir de câmara de criação é a parte da colmeia onde a rainha põe os ovos e as abelhas operárias cuidam as larvas. As melgueiras intermediárias ou superiores são usados para armazenamento e coleta de mel são de profundidade menor que as usadas no ninho. A largura interna é 373 mm (14 11/16″ polegadas) e o comprimento interno é 465 mm (18 5/16″ polegadas). Os caixilhos se apoiam sobre um encaixe aos longos das bordas internas nas extremidades (frente e no fundo) de cada caixa. A caixa de corpo profundo é normalmente utilizada apenas para ninho como ela se torna demasiado pesado para lidar manualmente se ele ficar cheia de mel. As operações comerciais geralmente usam uma ou duas caixas de corpos profundos na colmeia para a ninhada e caixas mais rasas adicionais como melgueiras. Alguns apicultores amadores preferem padronizar todas as caixas da colmeia em caixas rasa, ou melgueiras, que não são ideais para a câmara de criação da colmeia porque as abelhas precisam formar uma esfera compacta única durante os meses frios de Inverno, – uma esfera que pode expandir e contrair sem ser dividida por um plano horizontal no meio causado pelos espaços entre favos devido as várias caixas que formam este tipo de colmeia.
Dimensões dos caixilhos:
Dimensões das caixas da colmeia
O corpo colmeia (ou ninho) ou a melgueira possuem de 8 a 10 caixilhos que são padronizados em comprimento. Os caixilhos seguram os favos que são construídos sobre ele. Alguns fabricantes de equipamentos colmeia, muitas vezes, produzem ninhos e melgueiras variam um pouco de outros fabricantes, embora as diferenças são geralmente de 3,2 mm (1/8″) ou menos. A tabela a seguir incluem dimensões interiores e volumes para a caixa rasa 5, 8 e 10 caixilhos, melgueira, melgueira média e ninho.
No Brasil as dimensões da colmeia Langstroth foram padronizadas em norma publicada pela ABNT, é conveniente usar as medidas indicadas nesta norma para construção de uma caixa Langstroth. A publicação desta norma foi um passo importante para padronização nacional em um único tipo de colmeia.
- ABNT NBR 15713:2009 – Apicultura – Equipamentos – Colmeia tipo Langstroth
Esta Norma especifica os requisitos para fabricação de colmeia do tipo Langstroth.
Partes especiais
A placa intermediária, também conhecida como o “fundo-sem-um-fundo”, é uma peça especializada de equipamentos para colmeia que é instalado entre duas caixas de ninho. Ela permite que o apicultor para inserir um painel deslizante de metal ou madeira, que irá dividir a colmeia em duas partes sem ter que levantar as caixas da colmeia, com o objetivo de dividir uma única colmeia em duas seções independentes.
A tela excluidora da rainha é uma grade de malha, geralmente feita de arame metálico ou plástico, dimensionada de tal forma que as abelhas operárias podem passar, mas rainhas (em geral) não podem. Quando usado, ela é geralmente colocada entre o corpo da colmeia e as melgueiras. O objetivo da tela excluidora de rainha é manter afastado a rainha e a postura dos ovos nas melgueiras, o que poderia levar ao escurecimento do mel e poderia complicar a extração de mel. Muitos apicultores rejeitam o uso da tela excluidora de rainha, alegando que estas criam uma barreira para as abelhas operárias e resultam em níveis mais baixos de coleta e armazenamento de mel.
A alimentador apícola é frequentemente usado para alimentar com açúcar granulado ou xarope de açúcar em épocas do ano, quando não há ou não é suficiente a disponibilidade de néctar partir de fontes naturais, para atender às necessidades da colmeia. Existem vários estilos. Os alimentadores internos que encaixam dentro da colmeia como um caixilho. Alimentadores de alvado (entrada) são fixadas na entrada da colmeia no plano inferior, com um recipiente (como um frasco invertido) cheio de calda. Alimentados de teto de colmeia mesma forma que os alimentadores de alvado, mas são colocadas em cima da colmeia, mas debaixo da cobertura externa. Outros alimentadores de topo de colmeia consistem em um recipiente invertido com pequenos buracos na tampa, que são colocados, diretamente na parte superior dos caixilhos, ou em cima do orifício na tampa interior, onde furo na tampa permite o acesso das abelhas. A placa de escape é colocada entre as caixas de cria e as melgueiras para tirar das melgueiras a maioria das abelhas. A placa de escape permite que as abelhas saiam das melgueiras para outras áreas da colmeia, mas torna difícil as abelhas para entrar novamente nas melgueiras. Existem vários modelos diferentes. A placa de escape colocada dias antes da coleta do mel e pode facilitar esta atividade, contudo este dispositivo não é comumente usado.
Fonte: Wikipédia