Nos primórdios a apicultura Brasileira teve como principal produto a Cera que era usada na confecção de velas para iluminação das residências. Hoje os seus usos são os mais diversificados, na indústria de alimentos, de medicamentos, na indústria apícola e em serviços de saúde e beleza.
A cera é produzida em maior quantidade por abelhas operarias com idade entre 12 e 18 diasde vida, que ao ingerirem mel em grande quantidade aumentam sua temperatura corporal,ativando as glândulas cerígenas localizadas no lado ventral do abdômen. Essas operárias,secretam a cera em forma líquida, que quando entra em contato com o ar se solidifica e formapequenas escamas transparentes. As abelhas operárias amassam e moldam a cera com asmandíbulas juntamente com outras secreções e constroem os favos. As abelhas utilizam a cerana construção dos favos que servem para o armazenamento de seu alimento (Mel e Pólen) epara abrigar (ovos, larvas e pupas) é o local onde se desenvolvem as crias, a cera tambémfaz parte da composição da própolis.
Todo apicultor deve aproveitar ao máximo o potencial de produção de suas colmeias, produzir e extrair adequadamente a cera é uma forma de melhorar seus rendimentos. A cera pode ser obtida dos opérculos extraídos dos favos durante a colheita do mel. A outra forma de obtenção é pelo aproveitamento dos favos velhos que devem ser trocados por lâmina de cera alveolada. Por isso recomendamos que todo Apicultor tenha um derretedor que facilite a extração e o aproveitamento da cera produzida pelas abelhas.
Fonte: FAASC – Boletim Técnico